sábado, setembro 16, 2006

O Homem fixa constantemente na sua cabeça a seguinte máxima:
"Eu não fui feito para a Natureza, a Natureza é que foi feita para me ser conveniente."
O resultado desta constante arrogância tanto pode ser uma simples irritação pelo facto de as cebolas "picarem" nos olhos e comprarmos um picador automático, ou a destruição da camada de ozono e de florestas tropicais para termos ambientadores e papel higiénico. Apenas porque não conseguimos ficar satisfeitos.
Há 2 milhões de anos atrás, duvido que os primeiros hominídeos fossem menos felizes por não terem gás canalizado ou carros para caçarem os seus mamutes. Eles simplesmente não se queixavam.
Filmes como "Os deuses devem estar loucos" e "Uma verdade inconveniente" traduzem bem as consequências sociais e ambientais, respectivamente, de toda esta busca por conforto. O que me preocupa mais é que, com a taxa de obesidade a aumentar e as médias escolares a descerem, temo que no futuro nos tornemos em sedentários ignorantes num mundo privado de Natureza. E como também não gosto de imaginar futuros pós-apocalípticos, vou continuar a descascar as minhas cebolas a olho nú.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

De quem é a culpa? De quem é? Ah, não digam que não, pois o sujeito que se dá (pelo menos deu-se, em tempos) pelo nome de Imanuel Kant (ah..!esse)tem "ponta" de responsabilidade pelas nossas atrocidades ecologicas, que a cada dia se multiplicam provocando um Homem mais guarnecido (de banhas! lol) e uma natureza bem mais fracativa.
Ahh, não sei de nada, vejam lá as vossas atitudes (sim, porque afinal o tal de Kant não estava assim tão certo quanto isso quando evocava o seu tão aclamado Imperativo Categórico... Nisso o senhor Jonas tinha razão..) e cuidem-se! A vocês, ilustres amigos. E também aos vossos. Animais, plantas e seres nã vivos. ***

sábado, 16 setembro, 2006  
Blogger Adilson Marques said...

Zaqueu, com muito agrado li as tuas palavras. Pareces um observador atento da nossa realidade social. Em tudo estou de acordo contigo.
Ainda sou um daqueles retrogrados que andam de transportes públicos, apanham lixo na rua, e descascam as cebolas com os olhos em lágrimas. Enfim, quero adaptar-me ao planeta.
O problema da obesidade, pela minha área de estudo, ainda é a minha maior preocupação, mas sobre isso escreverei mais tarde. Um abraço.

domingo, 17 setembro, 2006  
Blogger Ricky said...

Concordo plenamente contigo! O ser humano passou de adaptar-se à natureza (como disso o adilson) a querer que a natureza se adapte a ele. Coisa impossível de acontecer sem conflitos, sem catástrofes, sem estragos! Para tudo existe um equilíbrio, e o Homem pode viver minimamente confortável sem ter de entrar em conflito com a natureza. Sem ter de privar a natureza do seu espaço, que originalmente é mesmo dela, que é o Planeta Terra. Não temos que subjugar os demais habitantes do mundo; apenas temos que co-existir e isso é possível apenas com muita mudança de mentes e ideais consumistas e comodistas! Acredita que muitos demais partilhamos esse teu medo!

Abraço [[]]

domingo, 17 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Texto extremamente bem escrito . Aliás até agora, de tudo o que já li neste blog e que é da tua autoria devo dizer que estás de parabéns .

E sim, também concordo contigo na integra . O que se pode fazer é começar a mudar os hábitos, já já (embora saibamos que por várias vezes o comodismo falará mais alto) .

Um beijo

*

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Blogger zaqueu said...

pois é...ás vezes sabe tão bem ficar no sofá.

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

:)

Vénias

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger Catharina said...

Poderá ser tarde demais mas um dia o Homem vai entender que,nós somos parte da Natureza,e ela vive sem nós,nós é que nao vivemos sem ela !


Gostei muito do texto...e que venham muitas lágrimas aos olhos sempre que descascarmos e picarmos cebola*

sábado, 18 novembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home