quarta-feira, maio 24, 2006

Distúrbios

Hoje, durante a aula de Português, após um exaustivo teste de 8 páginas de Geografia, notei que uma das perguntas tinha um potencial de "discutir muito sobre pequenos pormenores ridículos".
Esta questionava o aluno se a atitude de uma dada personagem era correcta ou muito severa. Qualquer jovem no seu perfeito juizo diria que sim, e não se fala mais nisso. Mas eu, com a minha jocosa atitude de pseudo-revolucionário, confronto a professora com o argumento de que estas não são perguntas que deveriam constar no manual de português do 10º ano, e que a escola não nos deveria impor valores morais (a pergunta estava feita de maneira a que a resposta mais certa seria efectivamente, segundo os valores comuns, a "certa").
Nisto a professora mostra-se muito preocupada e desata a falar sobre a laicização do ensino, e a imposiçao de valores morais em certas escolas, devido ao ambiente degradado...etc. A turma ri-se, obviamente.
Consegui saber o que queria: se a professora estava disposta a perder 15 minutos da sua aula com um brincalhão esperto para discutir sobre pormenores que escapam e deveriam escapar, pois até não chegámos a lado nenhum com a discussão.
"Desanuviar" a aula é um dom precioso, mas há que saber usar oportunamente.

1 Comments:

Blogger Ricky said...

palmas! muito bem! dizem: ah e tal a juventude dos dias de hoje é uma cambada de burros...aqui está a prova do contrário! Como se diz em inglês You outsmarted the ducking stupide teáchér! xD uns que mandam trocadilhos com a palavra Urânos em inglês...e o meu caro amigo debate temas, supostaente irrelevantes, de uma forma tão cuidado e, roubando as tuas palavras, "pseudo-revolucionária", qualidade que todo o teenager que se preze tem!

quarta-feira, 24 maio, 2006  

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